Reunião realizada com a Secretária do TJPR frustra as expectativas dos Analistas Judiciários

Compartilhe esta notícia:

Na manhã do dia 8 de maio foi realizada no Gabinete da Secretária a primeira reunião do Grupo de Trabalho que tratará da isonomia a ser estabelecida entre as carreiras de 1º e 2º graus de jurisdição.
Participaram da reunião, além da Sra. Secretária, a ANJUD, o Sindijus e um membro do Funjus.
Pela Administração foi feito o alerta de que não seriam aceitas propostas fechadas, o que foi seguido de ampla explanação sobre as dificuldades orçamentárias e financeiras que impedem o deferimento dos diversos pleitos das categorias.
Ficou claro que o Gabinete da Secretária esforça-se pela implantação do adicional de qualificação, sendo colocado pela ANJUD que este benefício é bem-vindo, desde que não impeça ou prejudique o aumento a ser concedido aos Técnicos e Analistas Judiciários, que ainda lutam por melhorias salariais no próprio cargo antes de preocuparem-se com auxílios diversos.
Com relação à almejada equiparação salarial entre cargos do 1º e 2º graus de jurisdição, a proposta da Sra. Secretária foi no sentido de que o vencimento dos Técnicos Judiciários percebesse reajuste de 2% e dos Analistas Judiciários de 9,5%, fazendo com que estes tivessem seus vencimentos igualados aos Escrivães, os quais, por sua vez, passariam a receber a gratificação de Chefia de Secretaria.
Causa estranheza e revolta a estipulação de que o aumento dos Analistas Judiciários não pode de forma alguma ultrapassar o vencimento dos Escrivães, até porque esta categoria também não tem seus salários equiparados com os pagos aos servidores de nível superior da Secretaria do Tribunal de Justiça.
No mais, não é possível compreender também a negativa de que Analistas Judiciários e Escrivães (com nível superior) não possam ter seus vencimentos equiparados ao vencimento básico pago ao Grupo Superior Especializado (R$ 6.077,00) sem que o Gabinete da Secretária apresente qualquer estudo prévio que insinue o óbice orçamentário.
Tendo em vista as inúmeras negativas apresentadas pela Administração durante a reunião, o que, inclusive, provocou a agitação de todos os presentes, foi solicitado pela ANJUD que na próxima reunião o Tribunal de Justiça, na pessoa da Sra. Secretária ou de algum Juiz Auxiliar designado para tanto pela Presidência, apresente estudos concretos sobre cada requerimento apresentado pelas categorias, de maneira que seja possível decidir quais medidas podem ser adotadas pelo Exmo. Presidente, Des. Guilherme Luiz Gomes.
Por fim, ainda na tarde de ontem, esta associação enviou e-mail ao Dr. Fernando Prazeres, Juiz Auxiliar da Presidência, solicitando a sua presença nas próximas reuniões, bem como a atenção que o assunto merece.
A segunda reunião ficou designada para o dia 14 de maio, as 10:00 horas, no Gabinete da Secretária.

Compartilhe esta notícia: