Nova proposta do Tribunal de Justiça não satisfaz e servidores de todo o Estado paralisarão os serviços judiciários na segunda dia 09/06

Compartilhe esta notícia:

Apesar de a Administração apresentar soluções pontuais para problemas típicos do primeiro grau de jurisdição na reunião realizada no último dia 04, o avanço foi mínimo quando se fala em isonomia e representa 1,75% a mais do outrora proposto aos ocupantes de cargos de nível médio.
Os Analistas Judiciários, por sua vez, não receberam qualquer incremento na proposta apresentada na última reunião, estabelecendo-se a eles como teto máximo a tabela de vencimentos dos Escrivães, o que significa 8,89% de reajuste sobre o seu vencimento atual.
A quantidade de reuniões realizadas entre a Presidência do Tribunal e as associações e o sindicato não significam necessariamente que os discursos tenham se afinado. A cada semana que se passa a Administração ousa pouco diante do calibre do pleito invocado pelos servidores do primeiro grau de jurisdição, que interpretam as propostas apresentadas até então como correções pontuais, as quais não têm o poder de insinuar eventual pretensão da Administração em se alcançar a isonomia de tratamento e salários entre servidores dos dois quadros.
O formato das propostas, aliado à resistência em se assumir que a isonomia também é um objetivo a ser perseguido pelo Tribunal de Justiça, ainda que de forma gradativa, gera no servidor a insegurança em aceitar o que foi oferecido até então, ainda que isso seja encarado como uma primeira etapa de um processo que a própria Administração ainda não definiu começo, meio e fim.
Em mensagem encaminhada no final da tarde de 5 de junho pelo Exmo. Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça, reiterou-se o pedido de calma aos servidores, porém a Administração novamente deixou de abordar o tema que hoje é bandeira de luta dos servidores, oportunidade na qual poderia, inclusive, ter noticiado um plano estratégico que tivesse por grande e único objetivo extinguir a diferença salarial existente entre servidores dos dois quadros, ainda que a longo prazo.

Paralisação
Está marcado para o próximo dia 9 novo ato de protesto em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Paraná, quando servidores de todos os cargos, vindos de diferentes comarcas do Estado, paralisarão os serviços para reafirmar que seu ideal maior é a isonomia. No mesmo dia, ainda pela manhã, Analistas Judiciários se reunirão no Hotel San Juan em Curitiba, a partir das 09:00 horas, para analisar os últimos acontecimentos e, juntos, seguirão rumo ao Palácio da Justiça após o almoço. No final da tarde, será realizada mais uma assembleia do Sindijus-PR, quando toda a categoria se reunirá para debater e deliberar sobre os próximos passos do movimento.

Compartilhe esta notícia: