Novembro Azul coloca os homens como protagonistas do cuidado com a saúde

Compartilhe esta notícia:

O mês de novembro adotou a cor azul para promover ações de prevenção à saúde do homem. O movimento Novembro Azul é internacional; surgiu em 17 de novembro de 2003 como forma de divulgar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, seguindo o modelo do Outubro Rosa, que destaca o combate ao câncer de mama e de colo de útero na mulher.
No Brasil, o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais desenvolvem hoje ações que buscam estimular a população masculina a dedicar mais atenção à saúde, ampliando o foco para além do câncer de próstata. Neste ano, o Novembro Azul apresenta o tema -“ Homens como protagonistas do cuidado de sua saúde em todas as fases da vida.”
“A tendência do homem não se programar para consultas de rotina ainda prevalece em nossos levantamentos de dados; das consultas realizadas nas unidades de saúde, 66% são para mulheres e 34% para os homens. Nós queremos ampliar este atendimento e, como médico e secretário da Saúde do Paraná, reforço o alerta para que os homens adotem o hábito das consultas rotineiras, aliando aos de alimentação saudável e prática esportiva, e que  incentivem seus filhos, sobrinhos, netos e amigos a fazerem o mesmo; são hábitos que significam prevenção e mais saúde”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Fonte: SESA

Compartilhe esta notícia: