ANJUD prestigia lançamento da obra Olhares de Antígona – Volume II em Paranavaí
- ANJUD Comunicação

- 26 de jan.
- 2 min de leitura

A Associação dos Auxiliares da Justiça de Nível Superior do Paraná (ANJUD) esteve presente, nesta segunda-feira, 26 de janeiro de 2026, no lançamento do livro Olhares de Antígona – Volume II, realizado no Plenário do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de Paranavaí/PR.
Representando a entidade, prestigiou o evento o vice-presidente da ANJUD, Analista Judiciário Emerson Gonçalves, reafirmando a importância da presença institucional da Associação em iniciativas que promovem a reflexão crítica, o diálogo interinstitucional e a valorização da produção intelectual no âmbito do sistema de justiça.
A obra integra o projeto do Coletivo Antígona (¹) e possui caráter jurídico-literário, reunindo textos potentes e sensíveis que dialogam entre si como partes de uma construção coletiva. Inspirado na figura clássica de Antígona — símbolo da consciência ética, da resistência e da coragem diante de estruturas de poder injustas — o livro propõe reflexões sobre um novo modo de viver, pensar e atuar no sistema de justiça, alinhado a valores humanos, democráticos e inclusivos.
O Volume II aprofunda essa proposta ao destacar a atuação das mulheres no sistema de justiça e na academia, reunindo autoras que, a partir de múltiplos olhares e experiências, refletem sobre a necessidade de transformar práticas, romper com estruturas de poder cristalizadas, sectárias e excludentes e construir uma justiça mais plural, acolhedora e horizontal. A obra evidencia que essa transformação não se dá de forma individual, mas por meio de uma atuação coletiva, sensível e comprometida, capaz de ressignificar o papel das instituições.
Durante a cerimônia de lançamento, foram realizadas palestras pelas autoras e magistradas Dra. Maria de Lourdes Araújo, Dra. Anaclea Valeria de Oliveira Schwanke, Dra. Stephanie Assis Pinto de Oliveira, bem como pela autora e Profa. Dra. Fernanda Moreira Benvenuto Mesquita Simões, que compartilharam reflexões sobre os fundamentos da obra, o simbolismo de Antígona e os desafios contemporâneos enfrentados por quem atua no sistema de justiça, especialmente sob a perspectiva da pluralidade de vozes e da responsabilidade institucional.
Ao final do evento, foi realizada sessão de autógrafos, promovendo um momento de aproximação entre as autoras, magistradas, servidores do Judiciário, acadêmicos e demais participantes, fortalecendo o intercâmbio institucional, cultural e humano.
Ao prestigiar o lançamento de Olhares de Antígona – Volume II, a ANJUD reafirma seu compromisso com a valorização do conhecimento, com o fortalecimento do pensamento jurídico crítico e com iniciativas que contribuem para a construção de uma Justiça mais humana, plural e socialmente comprometida, reconhecendo a relevância de obras que promovem o diálogo entre Direito, ética, literatura e transformação social. Para mais informações ou aquisição da obra acesse: https://editorathoth.com.br/produto/olhares-de-antigona--volume-2/1688
Fonte: ANJUD Comunicação (¹) Nota: O Coletivo Antígona (Antígona: O TJPR Somos Todas Nós) é um grupo paranaense composto por mais de 200 magistradas, ativas e inativas, criado para promover a paridade de gênero, sororidade e a valorização da mulher nos espaços de poder do Tribunal de Justiça do Paraná. O grupo atua contra a discriminação, incentivando a ocupação feminina em cargos de chefia e a paridade de gênero no Judiciário, realizando ações como lançamentos de livros, encontros regionais (Mesa de Tear) e manifestações públicas.












Comentários