ASSISTENTE SOCIAL JUDICIÁRIA ASSOCIADA À ANJUD RECEBE MOÇÃO DE APLAUSO POR CONTRIBUIÇÕES À POLÍTICA DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
- ANJUD Comunicação

- 1 de jul.
- 2 min de leitura
A assistente social judiciária Bruna Woinorvski de Miranda, associada à ANJUD e lotada no 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e na Vara de Crimes contra Crianças, Adolescentes e Idosos da comarca de Ponta Grossa, foi homenageada no último dia 28 de junho com uma Moção de Aplauso concedida pela Câmara Municipal de Ponta Grossa. A honraria reconhece sua expressiva atuação profissional e acadêmica em prol do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência contra as mulheres.
A entrega da homenagem foi realizada pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Andrea Marques Ribeiro, e pela vereadora Enfermeira Marisleidy, que atualmente responde pela Procuradoria da Mulher do Legislativo municipal.
Em 2024, Bruna defendeu sua tese de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com o título “Perspectivas intersetoriais sobre violência contra a mulher e o sistema de justiça”. Os resultados da pesquisa foram apresentados na 5ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres e se destacaram como subsídio técnico relevante para a formulação de encaminhamentos deliberados durante a plenária do evento.
Na pesquisa, a servidora analisa a importância de uma atuação intersetorial e coordenada entre o sistema de justiça e os demais serviços que compõem a rede de proteção à mulher em situação de violência. O trabalho reúne dados estatísticos sobre as medidas protetivas tramitadas na unidade judicial onde atua, mapeia as ocorrências de violência na cidade — incluindo reincidências — e traz entrevistas com usuárias do sistema e profissionais da rede. Ao final, propõe um guia prático para a implementação ou aprimoramento de políticas locais de enfrentamento à violência de gênero por meio do trabalho em rede.
“Atuo no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher desde 2014 e tive a felicidade de compatibilizar a construção de uma prática multidisciplinar pioneira no Poder Judiciário de forma aliada à pesquisa, em cursos de especialização, mestrado e doutorado. Essa trajetória me instrumentalizou e possibilitou algumas percepções ímpares sobre a realidade de Ponta Grossa, sobre as quais me sinto muito feliz pela oportunidade da visibilidade e contribuição efetiva na cidade, além de lisonjeada pelo reconhecimento”, afirmou Bruna ao receber a homenagem.
A ANJUD parabeniza a servidora pela honraria recebida e destaca com orgulho sua atuação exemplar, que inspira e reafirma o papel essencial dos profissionais de nível superior no Judiciário paranaense na construção de uma justiça mais humana, técnica e comprometida com os direitos fundamentais.
A tese pode ser consultada na íntegra pelo link:🔗 Clique aqui para acessar a pesquisa
Fonte: ANJUD Comunicação






Comentários