ANJUD é recebida pelo Corregedor-Geral da Justiça do TJPR
- ANJUD Comunicação

- 10 de jul.
- 2 min de leitura

Dando continuidade à sua agenda institucional voltada à valorização dos seus associados, a ANJUD – Associação dos Auxiliares da Justiça de Nível Superior do Paraná – realizou, na tarde desta quinta-feira (10), nova visita institucional à Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
Na ocasião, a ANJUD foi recebida pessoalmente pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Fernando Wolff Bodziak, e pelos Juízes Auxiliares Dr. Fábio Brandão e Dr. Rafael de Carvalho Paes Leme. Representando a Associação, participaram o Presidente José Renato Guarnieri Catarin e a Diretora Vanessa Dorada Mikoski.
Durante o encontro, a ANJUD entregou formalmente ao Desembargador Fernando Bodziak sua pauta de reivindicações prioritárias, estruturada em quatro eixos centrais: valorização remuneratória, valorização funcional, concurso público e movimentação na carreira. A apresentação foi acompanhada de breve exposição sobre alguns pontos que guardam correlação temática com as matérias que são tratadas pela corregedoria, com ênfase na necessidade de medidas institucionais que promovam o reconhecimento especializado e funcional dos servidores de nível superior.
A reunião também permitiu o aprofundamento de alguns temas como a lotação paradigma das unidades jurisdicionais. A ANJUD sugeriu a avaliação da criação de uma lotação paradigma específica para os Analistas Judiciários, desvinculada da estrutura geral atualmente vigente, e sustentou a necessidade da Administração revisar o critério que estabelece como estrutura mínima de uma secretaria judiciária a presença de um “Servidor Bacharel em Direito”, ao invés de um Analista Judiciário por unidade.
A entidade destacou que a interpretação atualmente adotada pelo TJPR, segundo a qual qualquer servidor que possua diploma de direito atenderia à exigência legal de servidor de nível superior, desconsidera que a previsão legal se refere, na verdade, ao cargo efetivo de Analista Judiciário, que é o único cargo de provimento efetivo de nível superior previsto na estrutura das secretarias judiciárias.
Outro ponto relevante da pauta tratou dos desafios enfrentados pelas equipes multidisciplinares. A ANJUD pontuou a importância de fortalecer um olhar institucional sobre essa categoria, apresentando sugestões de aprimoramento e reiterando sua disposição para colaborar tecnicamente nos estudos em curso no âmbito da Administração, como no caso do expediente SEI! atualmente em tramitação na SEPLAN (0094805-29.2024.8.16.6000) voltado à reestruturação dessas equipes.
A ANJUD reforçou seu compromisso com o diálogo institucional responsável, técnico e propositivo, e reafirmou sua disposição em colaborar com projetos que tenham por finalidade a valorização das carreiras e o aprimoramento da prestação jurisdicional.
A visita se insere em um conjunto de ações promovidas pela ANJUD para fomentar a construção de soluções conjuntas e republicanas, sempre respeitando os espaços institucionais e contribuindo para o fortalecimento do Sistema de Justiça do Paraná.
Fonte: ANJUD Comunicação






Comentários