ANJUD REALIZA REUNIÃO COM PRESIDÊNCIA DO TJPR PARA AVANÇAR NAS DEMANDAS DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA DE NÍVEL SUPERIOR
- Conselho Diretor Anjud
- 28 de abr.
- 2 min de leitura

No dia 10 de abril de 2025, o Conselho Diretor da ANJUD esteve reunido com a Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) para tratar de temas relacionados às reivindicações dos Auxiliares da Justiça de Nível Superior. Por designação da Desembargadora Lidia Maejima, a reunião foi conduzida pelo Juiz Auxiliar da Presidência, Dr. Ricardo Henrique Ferreira Jentzsch, que é responsável por dar andamento às demandas relacionadas aos servidores do Tribunal, prosseguindo as conversas iniciadas em fevereiro deste ano com o Secretário-Geral e Consultor Jurídico, Vinícius André Bufalo.
Na referida reunião, a ANJUD teve a oportunidade de detalhar à nova gestão do TJPR os quatro eixos temáticos (vide imagem abaixo) que pautam as reivindicações da categoria, incluindo a entrega de um material informativo completo sobre as demandas.

O encontro configurou-se como uma oportunidade importante para se estabelecer um canal institucional de diálogo contínuo e efetivo, com o objetivo de construir soluções concretas voltadas à melhoria das condições de trabalho e à valorização funcional.
Durante a ocasião, foram reforçadas a urgência em garantir o respeito às atribuições específicas das funções exercidas, a necessidade de promover avanços na infraestrutura de trabalho, de viabilizar concursos públicos periódicos e de instituir critérios mais justos e transparentes para a movimentação funcional.
Também foi manifestada preocupação com a prática recorrente de substituição de profissionais qualificados por integrantes de outras carreiras com menor exigência técnica ou por profissionais particulares a exemplo do que ocorre no CAJU, o que vai na contramão da tendência nacional de fortalecimento das funções estratégicas de nível superior.
Ao término da reunião, o Conselho Diretor da ANJUD colocou-se à disposição da Administração do TJPR para colaborar ativamente na busca de soluções técnicas e construtivas que beneficiem não só os associados, mas que também contribuam para o fortalecimento institucional do Poder Judiciário paranaense.
Para conferir o detalhamento completo da reunião, CLIQUE AQUI.
Fonte: ANJUD Comunicação
Acredito que o caminho que a ANJUD está trilhando seja o correto: pontuação objetiva das pretensões, respeito à Administração, sem perder a firmeza de posicionamento. A insistência moderada e demonstração da importância dos cargos que representa precisa ser mantida, com enfoque na valorização salarial dos analistas. Ponto importante a ser considerado, também, é a questão dos analistas que fazem Plantão Judiciário, mesmo diante da impossibilidade do recebimento de gratificação quando possuam função de chefia. A compensação de dias, embora exista, acaba sendo praticamente impossível frente à demanda de trabalho e, por ora, a indenização ainda não existe: algo para o qual precisamos buscar solução.