Depois do Outubro Rosa, vem o Novembro Azul!

Compartilhe esta notícia:

No mês de outubro, a ANJUD chamou a atenção das Analistas Judiciárias para a prevenção do câncer de mama, orientando-as a conversar com os seus médicos sobre a realização da mamografia.

Em novembro, o foco são os Analistas Judiciários! A campanha denominada Novembro Azul tem por finalidade conscientizar os homens sobre as doenças masculinas, com ênfase na prevenção do câncer de próstata, também conhecido como neoplasia. O câncer tem origem no crescimento exagerado e desordenado das células da próstata e normalmente não indica sintomas nem causa dor nos pacientes. Daí o alerta para que os homens estejam com os seus exames e consultas médicas sempre em dia. Quando aparentes, os sintomas consistem em alterações no aparelho urinário, como dificuldade para urinar ou aumento da frequência urinária, também sendo possível observar fraqueza e desânimo.

Existe cura para o câncer de próstata, desde que diagnosticado em sua fase inicial, por meio de exame físico (toque) ou laboratorial (dosagem do PSA no sangue – prova do antígeno prostático). Se constatado aumento da glândula ou alteração no PSA, o paciente é encaminhado para a realização de biópsia, a fim de se averiguar a presença de tumor e, em caso positivo, se ele é maligno ou benigno.

Portanto, prezado Analista Judiciário, se você tem 45 anos ou mais aproveite esta lembrança para agendar uma consulta com o médico urologista da sua confiança, pois a prevenção é a melhor arma contra o câncer de próstata.

Compartilhe esta notícia: