Copa do Mundo: ANJUD requer modificação de expediente para os dias dos jogos da seleção feminina

Compartilhe esta notícia:

Nesta sexta-feira (07/06), a ANJUD requereu à Presidência do TJPR a modificação dos horários de expediente nos dias de jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo 2019.
Em 2018, durante a Copa do Mundo, através dos Decretos Judiciários n.º 424, 446 e 450, o TJPR modificou o seu horário de expediente, de modo que magistrados, servidores e os cidadãos usuários de seus serviços pudessem com segurança prestigiar os jogos da seleção brasileira masculina de futebol.
O pedido baseia-se na proteção constitucional à igualdade de gênero, na vedação ao tratamento discriminatório, na Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher e no conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e objetiva a realização de ações voltadas à superação da desigualdade de tratamento entre homens e mulheres.
O fato de modificar o expediente para possibilitar que todos assistam aos jogos dá mais visibilidade à copa feminina, lembrando que as jogadoras se dedicam tão ou mais para este evento, sendo submetidas às mesmas restrições que o esporte impõe a todo(a) e qualquer jogador(a).
Portanto, o que se pretende aqui vai muito além da mera adaptação dos horários de expediente. É mais abrangente: com essa petição propomos a reflexão sobre os motivos pelos quais a sociedade se mobiliza para prestigiar a copa do mundo masculina, inclusive alterando o horário de funcionamento do comércio e dos órgãos públicos, não adotando as mesmas medidas quando a copa é feminina.
Cita-se como exemplo de auto-reflexão positiva a recente decisão da Federação Feminina de Futebol da Austrália, que hoje anunciou o aumento de 33% dos salários de suas jogadoras, a fim de equipará-los aos dos seus colegas do time masculino.
Um mundo mais justo começa com pequenas ações. Nós fizemos a nossa, e você?

 

Para maiores informações, acesse o SEI! n.º 0052514-87.2019.8.16.6000​.
Compartilhe esta notícia: