ANALISTA JUDICIÁRIO DEFENDE TESE DE DOUTORADO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O DIREITO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Compartilhe esta notícia:
Em 20/03/2023, o Analista Judiciário Sérgio Rodrigo de Pádua defendeu a sua tese de doutorado sob o título: “Da Jurisdição ‘Ex Machina’ ao Juiz Ciborgue: o Auxílio da Inteligência Artificial na Interpretação do Direito no Brasil”.
A banca de defesa foi realizada no UniBrasil – Centro Universitário Autônomo do Brasil e contou com a presença dos Professores Dr. Bruno Meneses Lorenzetto (UniBrasil), Dr. Fabiano Hartmann Peixoto (UnB), Dr. José Renato Gaziero Cella (Atitus), Dr. Octavio Campos Fischer (UniBrasil) e Dr. Paulo Ricardo Schier (UniBrasil).
A tese trata do duplo canal de correção jurídica que se forma na relação entre o julgador humano e os sistemas de Inteligência Artificial. Para além da inovação e do pioneirismo trazidos pelo tema, durante a arguição o Prof. Fabiano Hartmann Peixoto (líder do Projeto Victor – UnB-STF) destacou que a pesquisa se diferencia pelo equilíbrio entre Teoria do Direito, Ciência da Computação e Ciência de Dados, abordagem necessária para o atual momento histórico de transformação jurídica através da tecnologia.
O Analista Judiciário foi aprovado com atribuição de láurea acadêmica, o que representa o reconhecimento da excelência da pesquisa realizada.
Assim, a ANJUD parabeniza o Analista Judiciário associado pela conquista do merecido título de doutor.
Compartilhe esta notícia: